Quais as vantagens indiretas de se obter benefícios fiscais?
Por Experts Global
A carga tributária do Brasil é um peso para muitas empresas e os incentivos fiscais são maneiras de pagar menos impostos porque contribuem na redução de vários tipos de cargas tributárias no nosso país.
Como a Legislação Brasileira é complexa, cabe ao Governo atualizar as normas e leis vigentes para que lacunas sejam corrigidas e os interesses da sociedade sejam atendidos.
No âmbito empresarial, uma forma de beneficiar o comércio e o empreendedor é através dos incentivos fiscais – ou da elisão fiscal, que nada mais é do que um método lícito de planejar a tributação de um estabelecimento, a fim de que gastos com contribuições sejam eliminados ou diminuídos.
Para uma empresa que está começando ou deseja expandir as suas operações, os custos tributários podem se tornar elevados. Os incentivos fiscais servem, portanto, como um meio de destinar recursos que, antes, eram repassados ao Estado para investimentos diversos dentro da companhia, desde maquinário e tecnologia até a contratação de mão de obra.
Outra possível destinação desse dinheiro pode ser a promoção de alguns trabalhadores, no intuito de estimulá-los e, dessa forma, reduzir a rotatividade, o que implica o pagamento de impostos e de encargos trabalhistas.